quinta-feira, 19 de maio de 2011

Polenta Frita

Esses dias eu tive aula de comida brasileira e o tema era Sul/Sudeste, aí fizemos uma polenta. Lá em casa, nunca se fazia e, se brincar, foi a primeira vez que provei. Primeira impressão: bom, mas faltou algo. Na aula era só ferver a água com manteiga, adicionar o fubá de milho e mexer até engrossar no ponto desejado. E depois, finalizou com queijo mussarela ralado, se não me engano.
Enfim, aí chegou meu dia de cozinhar aqui em casa e tínhamos carne moída com legumes, então resolvi fazer essa tal polenta e fritá-la. Detalhe, não tinha fubá, então pesquisei na internet alguma receita para poder usar flocão de milho (que se usa pra fazer cuscuz nordestino). E assim ficou:


- 2 c. sp. de margarina
- 1 dente de alho
- 1 cubinho de caldo de carne
- 500 ml de água
- 1 xíc. de flocão de milho
- 1 c. sp. de queijo parmesão ralado
- sal à gosto

M.F.: Hidrate o cuscuz com a água e coloque uma pitada de sal. Na margarina, refogue o alho amassado até dourá-lo levemente, então triture o cubinho de caldo de carne e termine de refogar junto com o alho (cuidado para não deixar queimar, é muito rápido). Em seguida, coloque o floco de milho com a água, mexendo sempre, pois logo começa a engrossar. Acrescente o queijo ralado (se não gostar de parmesão, pode ser mussarela, ou algum outro), se achar necessário, acrescente mais sal e continue a mexer. Como é para fritar, ele precisa ficar bem firme, então demora um pouco. Depois de pronto, coloque em uma travessa de vidro - não é necessário untar - e deixe esfriar. Então corte os retangulozinhos e frite em óleo quente.

PS:
1. A minha às vezes desmanchava ou espirrava muito na hora de fritar, acho que foi porque não ficou firme o suficiente, ainda tinha muito líquido.
2. Não tive tempo, mas acho que se puder levar a geladeira, fica melhor, ele fica mais firme ainda.
3. Na próxima vez vou testar "empaná-lo", passar na farinha de milho para selar todas as partes, principalmente onde foi cortado, que fica grudando um pouco.

No mais, o gosto ficou ótimo! hehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário