sábado, 7 de maio de 2011

Torta de Morango ao Vinho

Eu gosto muito de fazer bolo (e de comer também rs) e como eu tinha um bom motivo, resolvi fazer uma torta que estava pensando há algum tempo. Se é para ser algo diferente, tentei reunir várias coisas na mesma receita. Lembrei do bolo de iogurte, mais simples que um pão de ló, além de ser mais fofinho e saboroso.  Gosto muito de torta de morango, é um clássico, mas o vinho seria o ingrediente principal para tornar a receita autêntica, uma vez que é muito mais usado em receitas salgadas. Fiz uma busca na internet e encontrei  reduções de vinho, uma calda de frutas vermelhas com Vinho do Porto (que ainda quero tentar), mas acabei fazendo uma calda de morango com vinho.
Bem, voltando ao bom motivo, a pessoa que aqui escreve completou mais um ano de vida e, sendo eu uma formiga disfarçada, nada melhor do que adoçar mais a vida! Então vamos a receita.



Bolo:
- 3 ovos
- 2 xíc. de açúcar
- 3 xíc. de farinha trigo
- 1 copo de iogurte natural
- 3 c. sp. (cheias) de margarina
- 1 c. sp. (cheia) de fermento

M.F.: Reserve as claras, misture bem as gemas com o açúcar e a margarina até ficar um creme esbranquiçado. Então, adicione o iogurte e em seguida o trigo - dependendo do tamanho da xícara, não usa tudo, se não a massa fica muito pesada. Misture o fermento e, por último, bata as claras em neve e incorpore à massa mexendo delicadamente. Coloque em uma forma untada com margarina e farinha de trigo - sendo de fundo removível, ajuda a desenformar - e asse em forno pré-aquecido, em 200ºC, por mais ou menos 40 minutos.


Calda de Morango:
- 1 caixa de morango
- 2 xíc. de vinho rosé
- 3 c. sp. de açúcar

M.F.: Lave e fatie os morangos. Deixe-os de molho no vinho, por uns 10 minutos (mas isso deixou o gosto do vinho mais marcado e as pessoas mais confusas 'tem um gosto meio estranho...' rs). Então retire os morangos, adicione o açúcar e leve ao fogo para cozinhar, por volta de 20 minutos. Retire do fogo e coloque os morangos na calda, tampe a panela e reserve.


Creme para Recheio:
- 1 lata de leite condensado
- a mesma medida de leite
- 2 c. sp. de amido de milho
- 1 caixinha de creme de leite

M.F.: Em uma panela, dissolva o amido no leite, misture o leite condensado e leve ao fogo, mexendo sempre, até que se torne um creme bastante consistente, como um mingau mais duro. Depois de pronto, retire do fogo e coloque o creme de leite - por isso deixar o creme bem firme, pois com o creme de leite ele fica um pouco mais mole.


Cobertura:
- 2 barras de chocolate branco
- 1/2 lata de creme de leite

M.F.: Reserve uns 6 tabletinhos do chocolate para decorar. O restante, pique e leve ao microondas por 1 minuto e mexa para derreter. Se necessário, deixe mais uns 20 ou 30 segundos no microondas, para derreter por completo. Então, adicione o creme de leite aos poucos, para que fique no ponto de uma pasta, de modo que não escorra muito quando cobrir o bolo.


*Montagem:
Separe os morangos da calda.
Desenforme o bolo, parta em dois discos e umedeça a parte inferior com a calda de vinho.
Coloque o creme, os morangos (sem a calda) e mais um pouco de creme sobre o primeiro disco, deixando as beiradas com menos creme, pois ele se espalha depois e assim se evita que vaze.
Umedeça o outro disco e então coloque sobre o recheio. Se achar necessário, umedeça a parte superior desse disco também.
Com uma espátula, uma faca grande ou as costas de uma colher, espalhe a cobertura, atentando-se para selar bem a lateral do bolo, de modo que evite que o recheio saia. Se a cobertura escorrer muito, leve o bolo e a cobertura para gelar, e depois cubra tudo novamente.
Por último, utilize o pedaço de chocolate que reservou para decorar, picado ou ralado. Se desejar, decore também com morangos frescos. Leve a geladeira e sirva geladinho.

 


PS:
1. Da próxima vez não vou deixar os morangos de molho no vinho puro - e tentar evitar o gosto ácido e 'estanho' (depois que disse que tinha vinho, as pessoas entenderam rs), mas vou colocar os morangos na calda depois que ela já tiver cozinhado uns 15 minutos e cozinhá-los mais uns 5 ou 10 minutos.
2. Quero testar fazer com vinho tinto e outro com vinho branco, para saber o que fica melhor.
3. Meu creme não ficou suficientemente consistente, então foi trabalhoso para cobrir com a cobertura depois. A cobertura também ficou um pouco mole, então precisei fazer em "dois tempos": a primeira cobriu o bolo, mas como escorreu um pouco, levei o bolo e o restante da cobertura à geladeira e só finalizei no outro dia.
4. Ainda pretendo fazer com cobertura de chocolate normal, acho que fica bom também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário