domingo, 5 de junho de 2011

Legumes ao Molho Branco e Nata

Quando eu era menor, eu era muito, mas muuuuuuito chata para comer, principalmente legumes. Aos poucos fui gostando, mas comecei por receitas que tinham eles "escondidos". O feijão da minha madrinha com beterraba, aquele arroz com brócolis, o yakisoba (antes eu fazia uma divisão, minha irmã comia os legumes e eu comia as carnes haha), carne cozida com legumes, e por aí vai... Fato que repolho ainda não era algo que eu comia até um tempo desses, mas ele refogado acho ótimo.
Esses dias tínhamos um potinho de nata que alguém comprou e não usou. Então resolvi juntar tudo: nata, molho branco e esse refogado de repolho. E, voilà!



Legumes Refogado
- 1 cenoura ralada
- 1 prato de repolho picado (mais ou menos 1/4 de uma cabeça pequena)
- 1/4 de cebola
- 1 dente de alho
- 2 c. sp. de margarina
- sal e temperos à gosto
- 3 c. sp. de nata

M.F.: Refogue a cebola picadinha na margarina e, quando ficar mole, coloque o alho frite até dourar. Então, coloque a cenoura ralada e refogue bem. Por último, coloque o repolho, acrescente sal e temperos (usei orégano e manjerona) e tampe para abafar. Cerca de 10 a 15 minutos está pronto - pra quem gosta mais 'al dente', fica pronto antes. Depois que desligar o fogo, acrescente a nata (ela não pode ferver ou chegar a temperaturas muito altas pois ela se desintrega e fica como um óleo).

Molho Branco - (tipo Bechamel)
- 3 c. sp. de margarina
- 1/2 dente de alho
- 1 c. sp. de cebola picada
- 2 c. sp. de farinha de trigo
- 2 copos de leite
- 1/2 cubinho de caldo de legumes

M.F.: Doure a cebola e alho na margarina, acrescente por último o cubinho de legume e então a farinha de trigo - essa mistura vai ficar como uma pastinha marrom. Então, depois que cozinha um pouco, acrescente o leite e fique mexendo, em fogo baixo, até desmanchar essa pasta e tornar-se um creme homogêneo. Misture esse molho ao refogado de legumes e então sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário