quinta-feira, 21 de abril de 2011

"Risoto" de Sardinha

Eis a cena: feriado, sozinha em casa, quase duas da tarde e a única coisa pronta na geladeira era arroz branco. Isso não empolga ninguém a cozinhar algo espetacular, principalmente porque demoraria e ninguém além de moi comeria. 
Fugi do macarrão e resolvi ressuscitar o arroz com uma lata de sardinha. Há quem deteste, e tenho que concordar que o aspecto do peixinho não é dos melhores, mas, além de prático, acho gostoso. Também aprecio muito esses "risotos" - que não são feitos com arroz arboreo, nem cozidos em caldo de legumes e vinho branco, e o melhor: não fazem a pessoa ter que ir ao supermercado comprar os ingredientes - são simples e tem um toque caseiro delicioso (ah, qualquer dia vou postar um que minha irmã mais velha adoooora =).


"Risoto" de Sardinha
A receita é bem simples, só pra inaugurar o blog.
- 2 xíc. de arroz refogado (gosto de refogar com cebola e alho)
- 1 lata de sardinha ao molho de tomate (usei picante)
- 1/4 de cebola
- 1 c sp. de azeite
- 1 c sp. de margarina
- 1 c sp. de queijo ralado

M.F. Separe a sardinha do molho e reserve-o. Retire as espinhas e partes estranhas (rs) da sardinha, pique ou amasse com um garfo e reserve.
No azeite, doure a cebola picadinha, acrescente então a margarina e a sardinha. Depois de refogado, coloque o molho da sardinha e os temperos que desejar - manjericão, sal, pimenta do reino, salsinha, cebolinha, coentro... Deixe ferver em fogo baixo para que a sardinha absorva os temperos por uns 5 minutos. Então, coloque o arroz e o queijo ralado, misturando tudo. O arroz deve ficar molhadinho, mas não escorrendo - se necessário, acrescente um pouco mais de molho de tomate.
E pronto! Comi com batata palha em homenagem a minha preguiça, mas ficaria bom com legumes cozidos, uma salada crua ou algo leve assim. 

4 comentários:

  1. De vez em quando minhas misturas se tornam boas receitas, parabéns pelo blog prima, uma excelente iniciativa, criativa, limpinha e de bom coração.

    ResponderExcluir
  2. to esperando a segunda receita já q nao sou fã de sardinha...
    bjinhus!!
    ti amuu

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog!Adorei a receita!
    Também curto bastante essas receitas "sustentáveis", onde fazemos reciclagem de alimentos.
    Sem contar que tudo que é feito com criatividade, de quebra já vem com amor de brinde! ;)

    Gabriela Sharp

    ResponderExcluir
  4. Me diverti muito com o seu post (e seu blog). Parabéns pelo blo e as eventuais gororobas! (hehehe). Abraços

    Raquel. Twitter: @bergrach

    ResponderExcluir